FALECIMENTO DA PROFESSORA LÚCIA MARIA PORTELA DE LIMA RODRIGUES

Profª. Lúcia Rodrigues

A Presidência da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho vem, em nome de toda a comunidade académica, manifestar publicamente o seu profundo pesar pelo falecimento da Professora Lúcia Lima Rodrigues e endereçar à família as mais sentidas condolências. A professora Lúcia deixa profunda saudade entre colegas, estudantes e amigos.

O velório tem início, esta segunda-feira, dia 3 de outubro, na Capela Mortuária de Fraião, em Braga. Amanhã, dia 4 de outubro (terça-feira), pelas 10h30 será celebrada uma missa de corpo presente, no mesmo local, na Igreja de Fraião, em Braga. No final da missa, o corpo seguirá para a Igreja Matriz de Chaves, onde decorrerão as cerimónias fúnebres, com uma missa de corpo presente pelas 15h00.

Durante a tarde do dia de hoje será colocado na entrada da EEG, e ficando disponível até ao final da manhã de 6a Feira dia 7 de outubro, um livro de condolências para quem desejar registar uma homenagem à Professora Lúcia Rodrigues. Posteriormente será entregue à família.

Súmula Curricular: A Professora Lúcia Lima Rodrigues foi Professora Catedrática da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, tendo desempenhado cargos de Direção como Vice-Presidente da EEG, Diretora do Departamento de Gestão e Responsável da Área de Contabilidade. Foi Vice-Presidente da Comissão de Normalização Contabilística e coordenadora do Comité de Normalização Contabilística Público, tendo sido escolhida como personalidade de reconhecido mérito, contribuindo desde 2013 para a produção das normas de contabilidade pública. Foi membro do Corporate Reporting Committee da European Accounting Association e membro do Academic Panel do European Financial Reporting Advisory Board (EFRAG), organismo comunitário que faz o endorsement das normas internacionais de contabilidade. Representou Portugal nos vários organismos contabilísticos da União Europeia, nomeadamente no European Public Sector Accounting Standards (EPSAS) Working Group do Eurostat. Lúcia Lima Rodrigues orientou inúmeras teses e publicou amplamente nas áreas de relato financeiro e da sustentabilidade, incluindo na área da responsabilização e prestação de contas nas Fundações. Realizou consultaria para várias organizações de prestígio como o Tribunal de Contas, o Banco de Portugal e a Ordem dos Contabilistas Certificados. A sua investigação contribuiu para o desenvolvimento académico e apoio a profissionais. O seu trabalho foi reconhecido a nível nacional e internacional, tendo em 2022 ocupado o 10º lugar a nível Nacional para a área da Gestão no Ranking Mundial Research.com.