Universidade do Porto e Politécnico de Bragança estão entre as 50 melhores instituições mundiais na área da tecnologia alimentar, enquanto Lisboa e Coimbra se destacam na eletrotecnia.

Portugal tem sete cursos que se encontram no top 50 mundial das suas áreas científicas. Segundo o jornal “Público”, o ranking de Xangai por disciplinas, divulgado esta madrugada, revela o curso de engenharia marítima da Universidade de Lisboa, como a melhor classificação nacional (4.º lugar), com base no trabalho realizado pela engenharia naval do Instituto Superior Técnico (IST).

A universidade do Porto (12.º) e o Politécnico de Bragança (33.º) surgem entre as 50 melhores na área da tecnologia alimentar. Já o curso de eletrotecnia do IST está no 10.º lugar, sendo que é deste mesmo instituto que aparece a melhor classficação (45.º) no curso de engenharia civil.

O curso de engenharia química da universidade do Porto ocupa o 41º posto deste ranking mundial. Esta tabela é a mais antiga do mundo e conta com 500 instituições em cada uma das 52 disciplinas avaliadas. No total estão representadas 15 instituções de ensino nacionais, das quais 12 são universidades públicas.

A lista de Xangai engloba mais de 1.400 universidades de 80 países.